Reequilíbrio Áurico

O que é a Terapia Holística ou Medicina Alternativa

Compartilhar isto:

Entenda como pode ser ajudado pelas terapias alternativas

O que é a Terapia Holística ou Medicina Alternativa? significa tratar o corpo como uma unidade indivisível (mais próxima da ideia original de Hipócrates) numa visão unificada de todas as partes componentes do nosso corpo/espirito na busca por esta harmonia total.

O objetivo final da vida é ser feliz, sentir-se bem onde estamos, como estamos ou pelo menos da melhor forma possível em paz com a vida e conosco mesmos, é estarmos unidos ao nosso Deus interno.

Cores dos chacras e sua localização
Chacras

Parece simples, mas na prática é bem mais complicado, há sempre muitas variáveis que nos impelem ao desânimo com a vida, mas o certo é que quanto mais equilibrados estivermos, melhor nos sentimos e mais perto ficamos deste estado de bem aventurança chamado felicidade.

Vídeo de Evgenia Kirpichnikova no Pexels

Hipócrates, o médico e filósofo grego, considerado o pai da medicina ocidental, dizia “o homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males”, queria dizer que as doenças não eram punições divinas e sim acontecimentos naturais e que a saúde e equilíbrio deviam ser procurados no meio ambiente em que vivemos.

Mas foi com o filósofo René Descates no século XVII, que a ciência foi influênciada a ver o corpo como partes separadas, como uma máquina, no entanto a atual ciência já tem mudado em muitos aspectos esta forma de ver inicial.

Imposição de mãos ao lado da cabeça para equilíbrio de energias

Assim para entendermos devemos analisar o termo  Terapia do grego thaerapia ” Servir a Deus”, pois que nos tempos remotos, tal atividade era normalmente dos sacerdotes.

 Holístico “O todo, o Conjunto” porque o ser é tratado como um todo e não apenas como uma parte mecânica “corpo apenas” visando espirito e corpo de uma forma abrangente.

Assim temos como exemplos de terapias holísticas a:

  • Acupuntura
  • Reiki
  • Passe Espirita
  • Cristaloterapia
  • Radiestesia
  • Fitoterapia
  • Massagens
  • Aromoterapia
  • Cromoterapia
  • Florais de Bach
  • Regressão a vida passadas
  • Mesa Radiônica, etc.

Também conhecidos como “Medicina Alternativa”. 

A que considerar que a magia, apesar de não constar como forma de tratamento medicinal alternativo é largamente utilizada com o mesmo objetivo, através de tarólogos, astrólogos, médiuns, quiromantes, numerólogos que também sejam magos e outros, etc., devido ao fato de muitos dos males não poderem ser curados ou amenizados pelos métodos tradicionais ou alternativos, devido sua origem estar na manipulação de energias astrais por magos treinados e entidades maléficas.

Consulta de Tarot
Consulta de Tarot

A Terapia Holística é o equilíbrio entre todos os opostos, e como é feito isto?

Analisando a abordagem convencional temos, por exemplo, as dores, como a dor de cabeça, as inflamações, e tantos outros mal estares que são tratados sintomaticamente com analgésicos e outros.

Na visão holística doença é apenas uma somatização ou reflexo de desarmonias já existentes e procura esta origem, para curar a doença como um todo,  que normalmente se encontra nos desequilíbrios energéticos dos chakras e pode ser vista e sentida na aura do corpo, também nos processos karmicos que podem ser diagnosticados através da regressão a vida passadas e outros métodos.

 A idéia é “tratar o doente para expurgar a doença” uma das formas é a não padronização dos tratamentos, sendo necessário uma análize caso a caso, para se chegar ao tratamento porque muitos podem ser os pontenciais causadores dos sintomas.

Podemos analisar ainda que enquanto a mais de 4000 anos em várias civilizações o ser emocional e espiritual da pessoa era abordado de forma total já com grande entendimento da repercussão no corpo, só mais recentemente na medicina moderna vemos esta preocupação através das atuais psicologias.

A Terapeuta Holística procura conhecer o passiente num todo:  sua vida, seu ambiente, as pessoas que o rodeim, hábitos, alimentação, vida afetiva geral, gostos e preferências, sonhos, etc.

 Junto as Terapias Holísticas vemos vários profissionais diferentes, utilizando vários métodos em conjunto para se chegar a um panorama maior dos acontecimentos que afetam a vida do paciente como é o caso dos tarólogos, videntes e médiuns de várias áreas hoje reconhecidos por lei federal brasileira como profissionais.

Reconhecimento profissional

No Brasil, por exemplo, em 9/10/2002,  surge a portaria ministerial nº 397, instituindo uma nova CBO – Classificação Brasileira de Ocupações (CBOsite)que reconhece o tarólogo, o cartomante e o vidente por intermédio do código 5168-05 e, igualmente, o astrólogo e o numerólogo (5167) e as terapias alternativas (3221).

As normas foram baseadas em codificações promovidas pela OIT – Organização Internacional do Trabalho (www.ilo.org) que, em sua Classificação Internacional Uniforme de Ocupações, também reconhece nossa classe sob o código 5152: (fortune-teller.) Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego (www.mtecbo.gov.br) considera serem ocupações ou profissões legais e, assim, podemos ser tanto autônomos quanto ter uma microempresa ou uma carteira profissional registrada.

 Assim a Terapia Holística ganha corpo e alma, como um ciencia em si, como medicina cada vez menos alternativa e mais companheira da atual medicina dando o seu contributo de experiência milenar a atual medicina convencional.

Compartilhar isto: