16 A Torre - Tarot de Marselha e Rider Waite

16 – A Torre

Significado da Carta:

 

Ornamentos:

  1. Duas pessoas caindo da torre. Seu ego e sua consciência entorpecida.
  2. Torre e rebentada no topo.
  3. Como fundo temos um céu nublado em waite e bolas de várias cores em Marselha.
  4. Raio que atinge a torre com estrondo.
  5. Três Janelas. 3 número da criação. Janelas = visão limitada.

1 – A consequência do entorpecimento do  ego a nossa queda

2 – . A cabeça ou coroa, cérbro ou criação que  é atingida por uma força exterior.

3 – O céu nublado negro enfatizando o acontecimento ( o sofrimento causado pelo  o raio) negativo que somos impelidos a suportar na carta de Waite é mais objetivo que em Marselha.

4 – A parte mais importante do desenho em si, pois mostra a intervenão exterior  divina a chamarmos a atenção pela dor.

5 – representam as nossas visões  limitadas por nossas próprias concepções e manifestações diante do mundo.

Tarot of Dreams

Tarot dos Sonhos - 16 A Torre

Faz-nos lembra da Torre de Babel, na história bíblica,  criada por Ninrode para chegar aos céus e que suscitou a vingança divina, fazendo com que cada um falasse um línguas diferente criando tal confusão que a obra teve que ser paralisada. O castigo devido a falta de humildade humana.

Note que no Arcano 16 – A Torre, não vemos portas, ou seja, não há contato dos moradores com o mundo exterior, eles vivem isolados no seu próprio mundo e as três pequenas janelas pouco deixam perceber sobre o  mundo a sua volta.

Eles caem de mãos em direção ao solo – contato com a realidade dura do mundo exterior – e a necessidade de recomeçarem a sua obra a partir de  outra perspectiva.

O Arcano 16 – A Torre simboliza também nossas prisões psicológicas, ideológicas e filosóficas construídas por nos mesmos com nossas idéias, palavras e atitudes. Só um abalo profundo poderá mudar este cenário negativo.

A carta 16 – A Torre, é o símbolo do ego humano que se inflamou, o orgulho, a empáfia, a vaidade, o poder, a repressão, os segredos destrutivos,  enfim , quando achamos que as nossas necessidades são a única valorizada  e  não importa o caminhos para atingir os nossos desejos, acabamos por atrair sobre nós a intervenção divina, como lição de humildade.

As lições ou energia do arcano 16 – A Torre em nossas vidas são avisos, que podem se repetidos no futuro ( Arcano 10 – Roda da Fortuna), caso não tenhamos aprendido as lições vivenciadas, por não darmos a atenção as nossas atitudes ( os avisos do Arcano 8 – a Justiça) mantendo nossos desejos mesmo que negativos  numa prisão voluntária (Arcano 12  – o Dependurado)  e num círculo vicioso  manietam nos a situações que nos fazem sofrer,  mas nos fundo gostamos (Arcano 15 – O Diabo), não restando outra consequência senão a destruição dos enganos (Arcano 16 – A Torre).

Também conhecida como A Casa de Deus, representa uma lição de humildade, nem sempre é uma catástrofe sendo às vezes um aviso, mas é sempre negativo e anuncia acontecimentos normalmente traumáticos e inesperados, algo que vem de fora e atinge-nos naquilo que antes considerávamos como um dos alicerces de nossa vida, causando um abalo total em nossa forma de ver e agir em relação às coisas que nos rodeia. Ela retira as fundações que nós mesmo erigimos em nossa vida, nossa forma de ser e agir, nossas atitudes que não estão de acordo.

Veem-se no simbolismo da carta as chamas nos quartos da torre indicando que aquele mundo fechado onde guardamos nossos preconceitos, antigas emoções, sentimentos, lembranças, ideologias, filosofias, psicologia ou o acumular de atitudes destrutivas, tenhamos consciência  ou não desta prisão voluntária, agora devem ser jogados fora, por terem se tornado a causa da sua destruição, sendo isto a causa da torre ter entrado em funcionamento em dado momento em nossa vida.

O relâmpago indica a necessidade de pressa nesta mudança em deitar tudo fora,  antes que seja pior, o por as mão no chão das duas criaturas na carta indica a necessidade de voltarem a realidade e começarem de novo, sendo obrigadas a saírem do seu mundo fechado.

De modo geral esta carta indica uma influência externa que surgiu (carta passado) ou surgirá (Carta Futuro) em sua vida, podendo estar ligado a alguém ou um conjunto de circunstâncias que não tem o controle, mas esta libertação seja ela boa ou ruim para si é algo necessário para que possa seguir seu caminho.

16 - A Torre - Antigo Tarot Italiano

ATRIBUTOS

Positivo:

Poderá ter a possibilidade de recomeçar de forma melhor. É um choque que que nos leva ao progresso e crescimento interior.

 

Negativo/Invertido:

Acordos e situações favoráveis; boas situações que geram ganho; recuperação ou retorno de pessaos ou coisas perdidas; na maioria dos casos não traz grande alteração do status.

Conselho:

Entenda que tudo na vida são lições, boas ou ruins são para o nosso crescimento. Perdoe e siga adiante esquecendo o passado; não ter medo do futuro e de sua atitude desagradar outras pessoas, pois a única saída e a mudança de paradigma.

Expressões-chave:

Entender que nada na vida é totalmente seguro

Desgraça do sucesso

Se preparar para o pior

Confusão em todos sentidos

Término de uma etapa par início de outra

Brusca transformação

Palavras-chave:

Destruição

Erro

Reconstruir

Queda

Interrupção

Manifestação divina

 

Passado: Acontecimento doloroso e marcante, uma perda, uma doença.

Futuro: Acontecimento que requer muita fé para passar por ele. Acidente, doença, desgraça.

Presente: Viver perdido, só e sem apoio, sob uma desgraça aparentemente sem saída

Obstáculo: Falta de aceitação da realidade da necessidade de se libertar de sensações, emoções, sentimentos e atitudes negativas necessárias a sua felicidade.

No geral a Torre representa as fundações de sua vida que são abaladas.

sentimentalmente:

Separação definitiva, o divórcio, necessidade de se refazer a vida emocional que foi totalmente abalada, uma época de conflitos e perturbação geral da vida; amor que não é correspondido; decessão e rancor que podem gerar sentimentos de vingança; carência sexual e afetiva; falta de esperança.

Profissionalmente:

Conflitos com colegas e colaboradores que causam ruturas nas relações e atividades profissionais. Risco de perda do emprego ou atividade. Problemas com superiores, requerendo muita prudência ao lidar com as pessoas.

Saúde:

Problemas com a saúde podendo ser física, psicológica e emocional.

Com risco de acidentes. Pode ser necessário submeter-se a cirurgia. Doença súbita.

Dinheiro:

Travada a entrada de dinheiro ou suspensão desta. Em negócios cuidado com a quebra ou fraude.

Espiritualidade:

Confusão total, provações muito negativas e fé totalmente abalada. É necessária  a ajuda espiritual e renovação da fé, da força para superar e aceitar os acontecimentos. Indica uma lição de humildade que deve ser aprendida. Crença inabalável em algo que se mostrará destrutivo; uso da espiritualidade para satisfação e poder com intuito de ser superior e controlar outras pessoas (magia negra).

 

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
Compartilhar isto: