15 - O Diabo. Diferença entre Marselha e  Rider Waite

 

Sentido divinatório:

O Arcano 15 – O Diabo simboliza a prisão voluntária, pois tudo depende de nos deixarmos seduzir por algo que mesmo sendo negativo no fundo nos agrada. É uma carta de forte magnetismo e sensualidade, com grande dose de ilusão, onde os instintos predominam por completo.

Coloca-nos de frente com aquilo de oculto da nossa personalidade que deve ser aceito e controlado, para não nos levar a perda e podermos evitar o arrependimento.

Cuidado com pensamentos imorais ou negativos insistentes e permanentes, que visam tomar a nossa mente, podendo se transformar em atos que nos prendem em um circulo viciante que depois não nos conseguimos libertar sem ajuda e que podem vir a destruir nossa vida.

Ornamentos Tarot de Marselha

  • Uma figura central andrógena com chifres, pés e mãos em garras, asas de morcego, cara bizarra, sobre um pedestal.
  • Na mão esquerda uma Espada ou objeto que pode ser com garra ou um tipo de chicote.
  • Dois seres de chifres presos pelo pescoço, porém de forma que poderiam fugir, pois não há nó apertado e cuja feição denota certa alegria ou passividade.

Nota-se que Waite incorporou algumas alterações, definindo o sexo dos seres entre macho e fêmea e outras não significativas para este estudo.

Claramente o Arcano 15 – O Diabo, denota um sentido de luxúria, egoísmo, paixão, sedução, domínio, e todos os sentimentos negativos e excessivos ou contrários socialmente.

Deve ser associado apenas aos aspectos renascentistas, pois a união a outras figuras míticas como a deidade africana Exú ou  de outras culturas não contem a força que este representa.

Como dizem, como anjo celeste caído ou expulso do céu devido ao seu orgulho e arrogância, podemos dizer que representa os sete pecados capitais, orgulho, preguiça, avareza, gula, cobiça, luxúria e ira.

Enfim representa unicamente os instintos humanos, e o nosso lado sombra, que tememos e escondemos dos outros e de nós mesmos ou na maioria das vezes não admitimos.

O objeto em seu poder indica domínio sobre os que se deixam seduzir pelos seus encantos, estando na mão esquerda, dona do poder astral, da absorção e magnetização, nutrindo-se de qualquer energia materializada, podendo construir ou destruí através desta energia.

A mão direita que representa a emanação e projeção esta levantada revelando o controle sobre os que estão sob o seu jugo.

Os Seres

Os seres presos somos nós que não conseguimos nos libertar dos nossos desejos carnais, a nossa dualidade interna masculina e feminina.

Nossos instintos que estão nos aprisionando, e do qual não podemos nos libertar, porém devemos manter um equilíbrio nos conhecendo cada vez mais para não sermos destruídos por eles, mas com sabedoria dominarmos a nós mesmos, reconhecendo nossas fraquezas.

Esta carta revela aquele desejo que todos temos de querer tudo que é de melhor material, sexual e vivencial nesta vida, a busca da felicidade pela matéria, e garante que conseguiremos atingir nossos objetivos.

Adverte que podemos  estar a trilhar caminhos cuja consequências poderão ser desastrosos e que não encontraremos  a felicidade que almejamos  após termos nossos desejos realizados.

Também simboliza um último aviso para que mudemos o rumo das atitudes que estejam a prejudicar outras pessoas e mesmo a nós, antes que advenha o poder da carta seguinte 16 – A Torre, que  colocará rumo as coisas com dores é certíssimo.

Significado da carta

15 - O Diabo Antigo Tarot Italiano

Domínio e êxito em tudo o que se propõe. Não é uma carta má, mas mostra que estarmos presos a ilusões e a materialidade em excesso, com grande risco de perdermos a caminhada em meio ao descontrole do nosso ego.

Devemos levar a vida menos a sério e sermos mais fluidos. No sentido espiritual mostra que há um afastamento em detrimento do plano material.

Uma tentativa de dominar tudo e todos ao nosso redor, de forma direta ou indireta numa manipulação emocional.

 

Também avisa que estamos a ter uma última chance de evitarmos um grande abismo, uma grande destruição.

Podemos estar a cometer um grande mal devido as nossas atitudes e com sérias consequências para nossa vida e o pior é que muitas vezes estamos cegos ao que fazemos.

 

A carta 15 – O Diabo revela que conseguiremos tudo, pois as portas estão abertas, mas a de se ter cuidado com os meios utilizados e saber que mesmo conseguindo tudo o que se quer não haverá satisfação real.

 

Vale lembrar, dependendo da pergunta feita esta carta indica que temos todo o direito a pequenas concessões a nós mesmos, a nossa satisfação egoística, e não apenas fazer satisfazer as necessidades dos outros.

Não devemos esquecer de nós mesmos. (Ama o teu próximo como a ti mesmo, implica primeiramente amar a nós mesmos em primeiro lugar).

 

ATRIBUTOS

 

Vantagens:

Magnetismo, encanto, influencia, capacidade de levar projetos adiante.

Obstáculos:

Descontrole sexual, domínio dos desejos materiais, maldade, emoções descontroladas, falta de impulso para se concretizar algo; falta de paixão.

Conselho:

Ser destemido e apaixonado buscando o prazer pessoal, pensando mais em si e menos para as necessidades alheias.

 

AVISO: Este Arcano 15 – O Diabo é uma chamada de atenção para voltarmos ao controle dos nossos instintos, do nosso ego.

Se não o fizermos teremos de suportar as consequências da descoberta dos nossos atos, pois é como diz  o ditado “o demônio ensina a fazer, mas não ensina a esconder”.

 

 

sentimentalmente:

A passionalidade impera nas relações que são na maioria ilusórias e não duram. Há submissão, desejo, ilusão, ciumes, mas não amor real. Seja prudente e vá com calma, não se entregue.

Profissionalmente:

É boa nesta área e indica influencia e poder ou novas possibilidades profissionais.

Por outro lado indica falta de tato e arrogância em lidar com os outros e as situações.

Sua ambição não esta lhe permitindo analisar seus atos prejudiciais, mas apesar disto a carta te da à possibilidade de conseguir o que almeja, mas não será gratificante como imagina.

Saúde:

Força e vitalidade, mas cuidado com os excessos e vícios como álcool, drogas, sexo, ou manipulações sentimentais e outros desequilíbrios mentais. Doenças sexuais, problemas de infeções genitais.

Dinheiro:

Boas possibilidades de ganhar dinheiro. Apesar de favorecer a entrada de ganhos, muito cuidado com coisas ilegais. Cuidado se alguém lhe propuser associação, procure saber se não há nada ilegal e não estar a ser enganado.

Espiritualidade:

Indica grandes forças espirituais voltadas para a materialidade e displicência com a espiritualidade, e que terá que passar por uma provação e que poderá ver sua independência comprometida devido à influência de outros.

Normalmente esta carta junto da carta da Lua indica magia, invejas e toda influência espiritual negativa sobre o consulente.

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
Compartilhar isto: