14 - A Temperança. Diferença entre Marselha e Rider Waite

 Sentido divinatório

O Arcano 14 – A Temperança invoca o equilíbrio em todas as áreas da vida. Seja pela análise das situações, pela forma de falar , de agir, de ponderar, ou de se envolver, pela diplomacia, etc…

O 14 é o 1+4 ou seja a ação em direção a estabilidade, no plano físico, material, espiritual e emocional tudo em seu devido tempo, mas sem ação o tempo pode ficar indefinido.

É o aparecimento de novas soluções e de melhorias ainda que lentas.

Aqui toda solução é bastante demorada, mas possível a longo prazo.

Este Arcano não nega que conseguira um objetivo, porém o tempo pode ser tão longo que a dose de paciência deve ser imensa, normalmente em anos.

Ornamentos comuns

  • Um anjo alado, pousado, misturando as águas de dois potes.

  • Águas vertendo de um jarra ao outro.

O Anjo simboliza a proteção e conforto espiritual. Tocando o solo mostra o contato com o material, indicanodo uma situação incomun e de alerta, pois anjos não decem a terra sem um motivo de força maior.

Assim temos na imagem aparentemente simples uma grande mensagem de intervenção cármica e ajuda espiritual.

Segura dois jarros ( com cores amarelo e vermelho – amarelo – luz, calor, raciocínio, criatividade e vermelho – energia, paixão, amor, violência, poder) simbolizando todos os sentimentos e a alma.

Temperando as águas, símbolo do fluxo da vida material e força espiritual humana, equilibrando as forças opostas envolvidas.

O Que Mostra A Carta

Tarot of Anscension - 14 Temperança

Tarot of Anscension

A Temperança é uma carta que mostra o equilíbrio ente opostos em todos os sentidos.

O material e espiritual, o inconsciente e consciente, o masculino e o feminino, o bem e o mal, etc…

Ou seja em nossa vida devemos procura um ponto de equilíbrio para evitar ou amenizar os conflitos.

Usar de sabedoria e calma ou procurar alguém externo e imparcial para nos ajudar a ter um visão neutra da situação.

também representa nossa capacidade de passarmos por um teste, pois esta carta esta entre a 13 que é transformação e desapego e a 15 a materialidade os desejos e teremos de dar provas de nossas capacidades.

É a ideia de deixar a vida fluir em calma, de dissolver as amarguras, adocicar o azedume das tristezas, unir o separatismo, movimentar e renovar saindo da estagnação.

Caminhos

Witchy Tarot

Witchy Tarot - 14 Esperança

O Arcano 14 – A Temperança tem como  caminho direto a carta o Arcano 15 – O Diabo o que conduz a obtenção dos objetivos, porém dentro de sua estrutura própria de tempo alongado.

Como a preparação para uma carreira profissional, um curso superior, etc. Tudo acontece sem se poder pular as etapas necessárias, do projeto a conclusão final.

Ainda temos de perceber a força de vontade constante no propósito de chegar ao fim do planejamento final, ou seja sem seu esforço nada acontecerá.

Isto ocorre devido a força do arcano resoante, Arcano 5 – O Papa ( 14 = 1 + 4 = 5), que significa estrutura, organização, reclassificação onde o Arcano 14 – A Temperança pode estacionar sua energia e nada acontece, não se chega a lugar nenhum.

Exemplo de pessoas que desistem de cursos antes da formação, namoros que nunca chegam ao casamento, empreendimentos que não se completam, obras que não saem do esqueleto da construção, etc.

– Simbolismo do número:

Conhecido como “O Alquimista”, ou seja procura transformar em ouro outros materiais. Esta carta procura transformar situações negativas em positivas.

ATRIBUTOS

  • Objetivo:

    É a reunião entre os opostos ou complementares.

  • Vantagens:

    Moderação e equilíbrio.

  • Obstáculos:

    Incapacidade para resolver conflitos.

Antigo Tarot Italiano

14 - A Temperança - Antigo Tarot Italiano

  •  Conselho:

Viver o mundo interno e externo com equilíbrio.

Numa situação de conflito encontre um agente neutro e sábio, que consiga ver a situação de forma equilibrada e nos ajude a sair do impasse.

  •  Emocionalmente:

Haverá ou manterá a tranquilidade ou o tédio. Uma falta de vontade e de libido aliado a preguiça. Também indica que deves analisar e amadurecer as situações.

Muita amizade e cumplicidade envolvidos junto ao marasmo.

Porém em todas as áreas devemos ter em mente que nada se resolverá a curto prazo, esta carta demanda muito tempo para se chegar a solução.

  • Profissionalmente:

Evolui lentamente mas com segurança e apoios . Relações tranquilas e harmoniosas com o demais.

Esta carta como alquimista revela vocação para pesquisa e solução de problemas.

Havendo conflitos sugere o acordo entre as partes, intercâmbio e renovação de valores.

  • Saúde:

Indica melhorias em caso de estar ruim ou manutenção de bom estado.

Manda ter cuidado com a circulação sanguínea e demais órgãos ligados aos líquidos do corpo, como rins, retenção de líquidos e inchaço .

  • Dinheiro:

Indica uma fase de estabilidade sem melhorias a curto prazo, não havendo novas dívidas, mas o fluxo financeiro mantenho-se apertado não sendo bom tempo para se investir.

  • Espiritualidade:

Nesta área indica necessidade de moderação, e afastamento daquilo que é só material, de se amenizar os desejos entorpecentes voltando ao equilíbrio.

Indica necessidade de nos ligarmos espiritualmente a algo superior a nós para nos ajudar a guiar nossa vida.

No entanto é um período de grande proteção espiritual e de libertação das energias negativas.

PARA UMA CONSULTA DE TARÔ PERSONALIZADA CLIQUE AQUI!

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]

Compartilhar isto: