13 A Morte

Sentido divinatório:

O Arcano 13 – A Morte é o fim de uma etapa e início de outra totalmente nova. Possibilidade de mudança e amadurecimento dando as bases para uma nova forma de estar na vida.

Um renascimento mental, emocional e espiritual num sentido mais amplo. Fim de um relacionamento, de uma sociedade, de uma amizade ou no mínimo uma crise que provoca a abertura para novos horizontes.

Signo = Nome

Até meados do século XIX esta carta não possuía nome e era considerada inominável ou Arcano Sem Nome. Sendo carta de transmutações e alterações radicais, mas ao longo da vida.

Ornamento comum

  • Esqueleto em ação com a foice na mão a cortar tudo  a sua frente.
  • Cabeças coroadas de sexos opostos, mãos e pés cortados.
  • Folhagens nascendo azuis e amarelas (significado das cores)

_ Esqueleto = Essência interna, estrutura base e perpetuação. Foice é a morte da colheita para nutrição da vida e perpetuação da mesma.

_ Cabeças coroadas (poder pessoal) cortadas e demais membros = pensamentos, criações e ações. que são eliminados, por não estarem de acordo com uma conduta produtiva de vida.

Direção

O Perfil do do Arcano 13 – A Morte um esqueleto voltado para direita e as faces no solo parecem vivas, remetem a direção para o futuro, um desligar das antigas formas, crenças e atitudes. Na natureza como na vida tudo se transforma.

Sintoma para quem vive o Arcano 13 – A Morte.

13 - A Morte - Antigo Tarot ItalianoSensação de ganhar o tempo perdido anteriormente na prisão do Arcano  12 – O Dependurado, numa necessidade interna e consciente de mudar tudo, com a descoberta de certas verdade cruéis da vida e da forma de agir socialmente.

O sofrimento constante e a perda da esperança no futuro imperam, levando a uma falta de fé e todo romantismo numa aridez sentimental.

Com toda atenção voltada unicamente para as próprias necessidades aqui e agora.

Enfim viver este arcano e ser obrigado a confrontar os próprios erros e suportar a dor decorrente, num sentido de renovar  a caminhada e poder fazer melhor o futuro ainda que carregue mágoas e ressentimentos.

Apesar do aspecto macabro desta carta, ela não sugere a morte física, mas sim a morte de uma situação, de um aspecto particular ou mais abrangente em nossa vida.

Tal acontecimento normalmente já vinha num processo e a carta apenas esclarece aquilo que normalmente nos recusamos a aceitar.

Se na carta anterior ( 12 – O Enforcado) estávamos presos, sem ação, por comodidade ou forçado por circunstâncias que deixávamos apoderar de nós, aqui tudo é deitado por terra para poder renascer, ainda que através da dor.

Na verdade a foice esta na tua mão, pois foi você quem plantou as ervas daninhas que agora se obriga a retirar, com grande prejuízo e dor, para que consigam paz e renovação que virá na próxima carta o Arcano 14 – A Temperança.

Ela poderia significar a morte física, mas é necessário ver as outras cartas ao redor e a questão formulada.

Normalmente a pessoa já estaria muito doente, já que não é uma carta de inesperado como a carta 16 – A torre.

De toda forma as mudanças na grande maioria mostradas pelo Arcano 13 – A morte são desagradáveis, mas necessários para o surgimento de algo melhor.

É positiva porque nos liberta, ainda que forçadamente.

Na imagem vemos ervas nascentes e as partes do corpo no chão também dão esta impressão, isto para demonstrar a energia de renovação deste arcano.

É uma carta de mudanças que foram   provocadas pelo próprio indivíduo. No entanto, apesar da grande mudança, como o esqueleto que é  a parte mais importante permanecerá, e novas atitudes deverão nascer.

Na Roda da Fortuna temos uma mudança de situações diárias, num movimento cármico mais ou menos delineado, já que nosso livre-arbítrio ainda é levado em consideração, o que não acontece na Torre.

Na Torre temos uma mudança drástica e inevitável, vinda de fora e tirando-nos os próprios alicerces.

No julgamento temos uma mudança para renovação e aumento da  percepção de um novo ciclo.

ATRIBUTOS

  • Objetivo: Transformar todas as situações

  • Vantagens: Aprendizado de vida.

  • Obstáculos: Inadequação a constante mudança da vida.

  • Negativa/Invertida:  Fracasso, imobilidade, dificuldades momentâneas, vaidade em excesso, dificuldade em aceitar a transitoriedade da vida.
  • Conselho: “Águas passadas não movem moinho”, siga em frente, deixe o passado.

Simbolismo do número:

Era no passado o número do azar, indicando uma transformação forçada. Corresponde ao planeta Plutão na astrologia que significa morte e transformação de tudo na vida.

Profissionalmente:

Término de uma fase profissional ou de um trabalho específico forçando a renovação da vida no que toca esta área, levando a uma melhor fase com prenúncio de prosperidade.

Amor:

Dificuldades e egoísmo, o cair do desejo inicial e a perda da felicidade passada com grandes problemas,; rancor, magoas passadas e falta de perdão, mas tudo pode ser solucionado, desde que se queira e se esforce para isto. Indica um novo futuro com retorno da harmonia.

Saúde:

Fadiga, abatimento, esgotamento.

Deve-se ter cuidado com a pele, com os ossos (reumatismo por exemplo), relaxar e procurar o auxilio espiritual.

Junto com a carta 16 A Torre, pode mesmo ser a morte física, mas é necessário ver outras informações dadas por outras cartas negativas no mesmo jogo como a carta da 18 A Lua ou O Louco no mesmo jogo.

Dinheiro:

Capacidade de saldar dívidas; economia e poupanças com lucros para se investir no futuro, mais ainda se for acompanhada de uma carta positiva pode indicar entrada de dinheiro. Lucros em médio prazo.

Espiritualidade:

Fim de um ciclo para iniciar outro, ou seja , só crescemos e aprendemos com a dor. Há de ser ter coragem para leva-lo até o fim e para recomeçar, para que seja de algum proveito. No geral falta de fé e afastamento religioso.

PARA UMA CONSULTA DE TARÔ PERSONALIZADA CLIQUE AQUI!

[Contato-form] [contato-campo label = tipo ‘Nome’ = ‘nome’ required = “1” /] [contato-campo label = tipo ‘E-mail’ = ‘e-mail’ required = “1” /] [por contacto etiqueta do campo = ‘comentário’ type = ‘textarea’ = Obrigatório ‘1’ /] [/ contact-form]
Compartilhar isto: